O modo mais fácil de descobrir a finalidade de uma invenção é questionar ao seu inventor sobre o assunto. Desvendar a verdadeira serventia da nossa existência funciona da mesma maneira, podemos descobrir o porque da nossa vida simplesmente perguntando a Deus.

Porque vim para esta terra? Qual é o objetivo de minha existência? Porque estou aqui? São dúvidas que nos surgem todos os dias. Estas interrogações tratam de uma mesma pergunta fundamental: Qual o real propósito da vida?

Ao longo da Bíblia, Deus revela os projetos que tem para as nossas vidas, explicando o porque de estarmos vivos, como funciona esta vida, o que devemos evitar em seu decorrer e o que esperar do futuro. As Sagradas Escrituras ilustram o que nenhum outro livro, seja de auto-ajuda ou até mesmo filosófico, poderia nos ilustrar.  Elas nos mostram a verdade. 

"Nele fomos escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade"
Efésios 1.11

Deus é o ponto de partida; o presente e a fonte da vida. Para descobrirmos o propósito para a existência, devemos voltar nossa atenção para a Palavra, jamais para a limitada inteligência humana. Devemos edificar nossas vidas sobre verdades eternas, de um Deus infinito.

Em Cristo descobrimos quem somos e o propósito das nossa vida. Muito antes de ouvirmos falar do Messias e de erguer nossa esperança, Ele já tinha seus olhos sobre nós. Havia planejado uma vida gloriosa para toda a humanidade.

Sabia que Deus já pensava em você muito antes de você pensar a respeito dele? O desígnio de nossas vidas é anterior a concepção dela. Tudo já era planejado antes de nós surgirmos neste mundo, sem qualquer contribuição humana. Isaías 44.2 leciona o seguinte acerca de Deus: "Eu Sou seu Criador, você estava sob os meus cuidados mesmo antes de nascer".

"Tu me conheces por dentro e por fora, conhece cada osso de meu corpo, conhece exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido e vim a existir" Salmos 139.15

Você não é um acidente, não somos um mero acaso. Seu nascimento não foi um erro ou infortúnio, tua vida não é um acaso da natureza. Nossos pais podem não ter planejado um filho, porém Deus certamente o fez e não ficou nem um pouco surpreso com nosso nascimento, aliás, ele o aguardava cheio de alegria, amor e esperança.

Muito antes de ser concebido por seus pais, você existiu na mente Divina. Deus pensou em você primeiro, antes de qualquer coisa. Você não respira neste momento por acaso, pela sorte, por algum destino ou coincidência quaisquer. Estamos vivos porque Deus assim quer e tem planos para nós. "O Senhor cumprirá seu propósito para comigo" Salmos 138.8 

Deliberadamente o Senhor escolheu qual é a nossa raça, cor de pele, textura do cabelo, timbre de voz e demais características pessoais de cada um. Fez seu corpo na medida exata, como queria. Determinou os talentos e dons naturais que cada pessoa teria.
 

Uma vez que Deus nos fez por um motivo específico, também decidiu o momento de seu nascimento e a duração total do nosso tempo aqui na terra. "Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles havia" Salmos 139.16

 

"De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos Deus marcou para eles o lugar onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá"
Atos 17.26

Assim sendo, foi programado o local do nosso nascer, bem como onde vivemos, para os propósitos Dele. Raça e nacionalidade não são obra do acaso, pelo contrário, nosso Senhor cuida de cada detalhe e já pensou neles antes de criar o mundo, pois nós somos o motivo da criação do mundo. Deus projetou este planeta perfeito para ser possível habitarmos aqui.

Desde quando nascemos até o envelhecer, cada dia de nossas vidas é cuidado pelo Senhor. Ao profeta Isaías foi revelado que somos sustentados desde nossa concepção, carregados desde o nascimento e mesmo na velhice com cabelos brancos, Deus é aquele que dá o suporte para a vida, Ele nos fez e pela graça nos levará embora para a salvação eterna.

 

Seriamos todos acidentes do acaso e da natureza caso não existisse um Deus criador. Não haveria qualquer esperança, nenhuma centelha a não ser nossos breves momento de felicidade e nossos poucos anos aqui nesta terra. Porém, como existe sim um único Senhor inventor e redentor, temos um presente abençoado e a plena esperança de um futuro melhor.

Graça e paz.