Desanimo é pior do que a depressão. Depressão é oscilação, o desanimado está desalmado.  O desespero beira o insuportável. A cada dia, o sofrimento  (físico ou emocional) fica mais intenso e viver torna-se um fardo pesado e angustiante. A dor parece incomunicável. A tristeza é inexpressável. As emoções e sentimentos são incompressíveis. A vida perde o sentido. O mundo ao seu redor fica insosso.

 

Uma pesquisa da OMS aponta que cerca de 800 mil pessoas se matam por ano em todo o mundo (um suicídio a cada 40 segundos).

Por trás do comportamento suicida há uma combinação de fatores biológicos, emocionais, socioculturais, filosóficos e até religiosos que, embaralhados, culminam numa manifestação exacerbada contra si mesmo

 

Existem causas imediatas predisponentes (perda do emprego, fracasso amoroso, morte de um ente querido ou falência financeira, quadro longo de depressão, desânimos). 

"E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido." Atos 16:27

O agente penitenciário de atos dezesseis também chegou no limite das emoções e sentimentos humanos. 

Um emprego estressante. Preocupação com o sustento da família. Estar em todo tempo alerta por líder com gente do crime e outras situações difíceis de lidar. E pior de tudo: um homem perdido espiritualmente. Um homem sem paz, sem Deus e sem fé. 

O carcereiro estava em escuridão. Ele não via a luz. O coração sem Cristo é sujo, escuro e pesado. Na escuridão a pessoa não sabe para onde caminhar, não vê saída e nem para onde vai. Não discernia corretamente o momento da vida (pensava que Paulo havia escapado) 

Se você observar atenta e detalhadamente, sua vida pode estar melhor do que parece.O problema pode ser menor do que se apresenta. 

A circunstancia presente é temporária.

Enxergar a vida de uma ótica positiva. Olhar, observar, refletir, orar antes de tomar qualquer decisão, dar o próximo passo. Não cair em desespero 

"O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco." Atos 16:24

O Carcereiro tinha coração duro e maltratava as pessoas. (açoitou, prendeu e torturou). Gente sem fé tende a ser amarga, iracunda, autossuficiente, orgulhosa, egoísta, embrutecida, violenta, desumana, insensível, sem empatia e sem simpatia. É assim a natureza da velha criatura. 

Outro ponto desse versículo, gente perdida é gente sonolenta (espiritualmente). Paulo e Silas estão orando e louvando, os demais presos vendo e ouvindo e o carcereiro dorme. Estamos em um tempo que há filhos vivendo pela fé, e muitos pais que dormem, há pais na presença de Deus, e filhos que dormem, amigos e conhecidos amado Jesus, e seus conhecidos que dormem.

 

Deus está realizando um terremoto. Operando milagre, destruindo cadeias. E o carcereiro dorme. Gente que não está atenta ao mover do Senhor. Louvor acontecendo, palavra sendo pregada e gente dormindo espiritualmente, mesmo dentro da igreja.Se esse é o seu caso, acorda!  

"E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. 

E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?" Atos 16:29, 30
 

Ef 5.14 Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

Jo 8.13 Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. 

Cristo ilumina as áreas da nossa vida que estão nas trevas. 

 

A saída da prisão representa mudança a "Entrada em uma nova dimensão". 

Trocando a prisão pela liberdade. O medo pela coragem. A trevas pela luz. O pecado pela santidade. O mundo pela igreja. O mal pelo bem. 

o carcereiro desejou ser salvo, embora sem o discernimento adequado. Alguns pensam que a salvação é algo que eles conquistam por si próprio: Sendo uma boa pessoa, indo a igreja e ajudando o necessitado. Outros pensam que salvação é conquistada ao cumprir determinados dogmas religiosos. Alguns acham que salvação depende de ação humana. 

 

Salvação é presente de Deus. Está relacionada ao que ele (Jesus) fez. 

At 16.31 Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

Rm 10.11 Todo aquele que nele crer não será confundido. (será acordado, iluminado, esclarecido). 

"E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa."
Atos 16:32

Rm 10.17 A fé vem pelo ouvir.

O meio determinado por Deus para todas as bênçãos dele acontecer na nossa vida é pela palavra. 

Salvação, libertação, cura, livramento, provisão e prosperidade, paz, alegria. (Só vem pela Palavra). 

 

Foi batizado porque creu. Se converteu. A CONVERSÃO é uma ordem divina (At 3.19), é possível pela misericórdia de Deus (Tt 3.5)

é uma transformação total (II Co 5.17), é obra do Espírito Santo (Jo 3.3-5), é indispensável para perdão dos pecados (At 3.19), é recebida através da fé (At 16.31) e é manifestada através dos frutos (Mt 7.20) 

Em Atos 16.33 O carcereiro tratou das feridas que ele havia feito em Paulo.  O cristão convertido quando machuca alguém, deve remediar também. Zaqueu devolveu quatro vezes mais o valor defraudado a alguém. 

 

"E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa." Atos 16:34

Aleluia. Um homem que estava quase morto encontra a vida. Ele começa querendo se suicidar, termina alegre. O que aconteceu no meio?

Ele foi salvo! Estava na escuridão, mas foi salvo. Estava na cadeia, mas foi salvo. Estava dormindo, mas foi salvo. Tinha o coração duro, mas foi salvo. Não discernia os momentos da vida, mas foi salva. Estava triste, mas foi salvo. 

Se você crer, será salvo. É salvo. Deus interveio na história do carcereiro no momento mais extremo. Era vida ou morte. 

Ele sentia seu maior medo. Sua maior dor. Pleno desespero, angustia total. 

 

Deus chega na hora exata. No tempo dele. Chega não somente para tirar da depressão, da tristeza, das emoções e sentimentos ruins. 

Chega para salvar. 

Graça e Paz.