Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.
Mt 27.50

Jesus viveu de tudo que uma pessoa está sujeita a viver. Desde seu nascimento ele viveu no limite. Foi concebido de forma sobrenatural, perseguido quando Herodes matou os bebês, afrontado pelos demônios, desafiados pelas doenças e necessidade humanas, tentado pelo pecado e ainda crucificado.

Tudo isso para servir de exemplo para nós. Ele mesmo disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33).

 

LIMITES IMPOSTOS 

 

E houve trevas sobre toda a terra, do meio dia às três horas da tarde.
Mateus 27:45

 

Aquele que veio trazer luz ao mundo passa por um momento de escuridão. Você é capaz de imaginar Jesus, a luz verdadeira, passando por trevas. 

Existem coisas que nos acontecem que não temos explicação.

Há momentos que a luz deixa de brilhar em nossa vida também. Alguém apaga as luzes sem a gente permitir: depressão, estresse, desemprego. Que nome você dá a escuridão que você passa hoje?

 

Trevas sobre toda terra: ninguém no mundo está isento de momentos onde não dá para enxergar o caminho. (I Pd 5.9 fiquem firmes na fé, porque no mundo todo os seus irmãos estão passando pelos mesmo sofrimentos).

 

Um homem pendurado na cruz pelas mãos e pés não podia fazer nada por si. Jesus estava atado.

Você se sente suas mãos amarradas (não podendo fazer) e pés presos (não podendo andar).

No limite você se torna cativo, preso, imobilizado.

Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni? " que significa: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? "
Mateus 27:46

 

O limite faz você se sentir sozinho. Abandonado. Era o fim. Depois de tudo que havia vivido e feito. Estava só. 

 

A mão que tocou o doente e o curou estava pregada. O pé que caminhou em direção ao necessitado estava pregado, a boca que pronunciou palavras amorosas, estava seca, aquele que aliviou o sofrimento de tanta gente, estava agonizando; sem ninguém por perto. Onde estão aqueles que você ajudou no passado em tempos que você vivia dias ensolarados e límpidos? Jesus poderia ter procurado ver: Maria Madalena, o leproso, o endemoninhado gadareno, a mulher do fluxo de sangue, Jairo, o cego de Jericó, o mudo,  Zaqueu. Nenhum deles estava ali, aos pés da cruz. Jesus sempre esteve cercado por pessoas, mas não havia uma delas agora com ele. Justo quando ele mais precisava.

Existem situações que você deve enfrentar sozinho. No limite, você não conta com mais ninguém. Não porque as pessoas são ruins ou ingratas. É permissão divina para te tornar mais forte. Para gerar independência em você. No limite você cresce.

 

BUSCAR FORÇA ALÉM DE SI

No verso 46 Jesus fala com Deus três horas depois de estar pendurado no madeiro. Ele deu um tempo para Deus intervir. Ele foi agüentando a barra. Jesus fica três horas pendurado, esperando Deus intervir. Até que clama ao Pai.

 

Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.
Mateus 27:50

 

Ir além dos limites é insistir clamando a Deus.

Tem pessoas que, em seus limites, voltam para trás. Porque desistem tão perto? Chegou no limite é só atravessar a fronteira e pronto. 

Já pensou se Israel desistisse diante do mar, ou no deserto, ou diante das muralhas de Jericó, Davi diante de Golias, Josafá diante de Senaqueribe, Jesus diante da cruz....

Outras insistem em Deus. Mesmo sendo crucificados na escuridão e sozinhos, sabem que podem ir além dos limites.

 

Mas os outros disseram: "Deixem-no. Vejamos se Elias vem salvá-lo".
Mateus 27:49

 

Muitos não acreditam que você consiga ir além dos limites estabelecidos pela escuridão. Quando você chega ao seu limite, além de ninguém te ajudar, ainda aparece uns para zombar. É o pessoal do contra.

Há espectadores observado se você vai sair dessa ou não Diga a eles que você vai sim. Porque a força que está na sua vida vem de fora de você, vem do céu, e a força do Deus ilimitado.

 

Jesus entregou o espírito. v.50b É render-se apenas ao Senhor, e não aos limites em si. Jesus (como homem) foi ao seu máximo. E em seu limite, se entregou nos braços do Pai. 

O show foi cancelado, ou apenas adiado?

 

 

 

O SEU LIMITE NÃO É O DE DEUS

Quando você termina, Deus começa  

 

Desde a hora sexta até a nona houve trevas. Assim como a escuridão teve hora para começar, teve para terminar. 

Há quanto tempo a sua luta vem consumindo suas forças? E te prensando contra os limites. Não sei quando começou, mas tem data para acabar.

 

Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.
Mateus 27:51

 

Deus remove os limites religiosos. Tudo o que impedia você de ter acesso a ele. Tradição de família, preconceito, religiosidade, fé deficiente. O limite que te impedia de buscar a Deus livremente está rasgado. Você tem livre acesso ao Pai agora. Vá além.

 

Deus move os elementos da natureza para te levar além dos limites. Se há pontos geográficos te limitando, Deus envia terremotos para alterar a geografia de sua vida hoje. Ele remove limites.

 

Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados.
Mateus 27:52

 

Deus remove os limites intransponíveis. Deus ressuscita o que morreu. O que estava enterrado volta à superfície. A terra não é limite para o agir do Senhor. O seu limite é uma porta para uma nova fase da vida.

 

 

CONCLUSÃO

Em Mateus 28.1-6 vemos que Jesus ressuscitou, o limite da morte foi ultrapassado e nova vida raiou. Nem mesmo a morte é limite para quem é filho de Deus.

Jesus subiu ao céu e está assentado a destra de Deus.Quando você vai além do limite. Ai desfruta da vida plena e verdadeira. Abundante.

Graça e Paz