O Espírito Santo se mostra pela primeira vez no primeiro capítulo logo no primeiro livro da Bíblia e aparece pela última vez no último capitulo do último livro das Sagradas Escrituras. Sua presença e atuação se revela em toda a história, desde a criação dos céus e da terra até a criação dos novos céus e da nova terra. Incrivelmente, Ele está sempre em movimento.

"Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" Gênesis 1.2

Deus nos concede o Santo Espírito sem medidas. Não o dá como esmola, pelo contrário, existe imensidade neste o ato, existe extravagância nesta atitude. O apóstolo Pedro disse que os profetas da antiga aliança falavam pelo Espírito Santo, mandado do céu. Este mesmo Espírito interferiu na vida de Jesus, desceu sobre Maria e ela achou-se grávida do Messias.

Quando Jesus saiu das águas do Jordão, o Espírito desceu como pomba sobre ele. Depois, cheio do Espírito Santo, Jesus foi levado ao deserto. Ao iniciar seu ministério na Galiléia, leu as escrituras que diziam: o Espírito está sobre mim. Quem você acha que entrou na tumba fria para ressuscitar Jesus ao terceiro dia? Isso mesmo, o Santo Espírito de Deus!

No evangelho de João ele é chamado de Espírito Santo, Espírito da verdade e Consolador. Este último termo aparece de maneira diversa em várias traduções bíblicas: advogado, ajudador, amigo, assistente, auxiliador, conselheiro, defensor, encorajador, intercessor, sustentador e velador. Ele também nos convence dos pecados e nos faz lembrar de Cristo.

"Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois
Jesus ainda não fora glorificado"
  João 7.39

O livro de Atos, em seu capitulo dois, narra a descida do Espírito. Este fato ocorreu após muitos avisos e profecias anteriores. Deus havia usado a boca do desconhecido profeta Joel para falar sobre esta descida. A descida do Espírito dependia da ascensão de Jesus aos céus, demonstrando que Deus nunca nos deixa só, sempre próximo, cuidando e acompanhando.

No Antigo Testamento, Ele estava com o povo em forma de nuvem e coluna de fogo. Já no Novo Testamento, Ele estava com o povo na pessoa de Jesus. Viver sem Deus nos impossibilita de render frutos, nos impede de produzir algo de bom. Nos tempos atuais, o Espírito Divino esta conosco no formato imaterial do Santo Espírito.

Os discípulos aguardaram o cumprimento da promessa com orações e jejuns. O evento era esperado, mas ninguém sabia o dia nem a hora. Foi de repente a vinda, inesperadamente. O grande ocorrido se deu em forma de vento. O impulso inicial foi algo público, totalmente notório, inesquecível e marcante. Bem diferente da forma discreta do nascimento de Jesus.

"De repente, veio do céu um barulho que parecia o de um vento soprando muito forte e esse barulho encheu toda a casa onde estavam sentados"
Atos 2.2

Gente, o Espírito chega chegando. Quando Ele vem, você saberá do que se trata. São sinais audíveis: o barulho de um vento soprando muito forte. Existem sinais visíveis: coisas parecidas com chama que se espalhavam como línguas de fogo. Fenômenos inexplicáveis: os discípulos começaram a falar em outras línguas sobre as grandezas de Deus.

 

Era uma formidável mistura de louvor e testemunho. Se todos os crentes se enchessem do Espírito e participassem desse movimento de maneira integral, com tudo aquilo que já foi conquistado por Cristo, pelo preço que já foi pago, com toda a força que o SENHOR nos dá todo dia, o que aconteceria com o mundo como conhecemos hoje?

 

Certamente nossa realidade seria completamente transformada pelo agir do Santo Espírito. No livro de Atos a expressão ``cheio do Espírito´´ aparece várias vezes. Ser cheio do Espírito Santo é estar cheio da presença, poder, unção e direção de Deus. O contrário da plenitude do Espírito é estar cheio de si mesmo, fator que em nada ajuda. Deus muda a gente por dentro.

"Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o Espírito dava a cada pessoa"
Atos 2.4

Nós estamos melhores que os apóstolos. Eles tinham Deus ao lado, nós o temos dentro.

Eles podiam se assentar ao lado de Jesus para ouvir por três horas suas histórias. Mas hoje, Deus está dentro de nós, esta dentro de você, sentindo o que sente, vivendo o que você vive.

Dizemos para Deus que precisamos de um emprego melhor, viagens, roupas, de uma nova igreja, porém Deus quer nos ensinar que ao permitir-mos que Ele nos encha do Espírito por dentro, as coisas do lado de fora vão acontecer facilmente.

 

Precisamos ser cheios para enfrentar a vida com ousadia. Quem sabe você está se arrastando hoje. Seja cheio do Espírito e comece a voar.