Almejo paz em sua vida todo dia, paz pelo dia todo!

DE VOLTA AO JARDIM

IPI Ibiporã 16/06/2013 Domingo à noite

Devocional Unifil 16/03/2015

Gn 2.8

INTRODUÇÃO

Deus ama jardins. A Bíblia menciona vários deles. Éden, Getsêmani,  o jardim da cidade celestial. 

Um dos lugares mais espetaculares descritos na Bíblia era o Éden. Éden não é um jardim, mas uma região em que havia um jardim, que chamamos de paraíso. Neste lugar é desenrolada a historia de três pessoas: Adão, Eva e Deus. Os três viviam em comunhão, harmonia e paz. Não havia tristeza ou preocupação. Viver ali era o paraíso na vida de qualquer pessoa.  

Esta comunhão foi quebrada. O pecado causou a separação entre Deus e seus vice-regentes aqui na terra.

 

1-EXPULSO DO JARDIM

Por uma decisão errada Adão e Eva foram castigados.

Comeram determinado fruto de certa árvore proibida. 

 

Árvore proibida: é uma prova para ver se levamos a sério o Éden e especialmente a Deus. 

Ela está no meio do jardim, da família, do trabalho, da igreja. 

Em todo canto, em cada vida há uma árvore que você não pode tocar em seu fruto. 

Há sempre alguma coisa que você não pode fazer. Tudo te é licito, mas nem tudo convém.

 

Expulsão do paraíso. Por um lado isso significa agora a vivência consciente do mal, por outro lado indica a emancipação humana, o “ter que se virar” pelos próprios méritos, saindo de uma posição confortavelmente boa para uma de labuta. 

 

Após adão e Eva serem expulsos do jardim acontece o desequilíbrio: 

Caim matou Abel, a dor do parto, um descendente de Caim casou-se com duas mulheres. 

 

A pior consequência para Adão/Eva foi a perda da sua comunhão com o Senhor.

Isso é mostrado no nosso texto da seguinte forma:

Eles sendo banido do Paraíso, e o caminho de acesso ao Senhor fechado.

 

O Éden era e é o lugar mais apropriado para o ser humano viver.

Era um local ímpar, específico para o homem e a mulher habitarem e do qual procederia a influência do seu serviço como vice-regentes.

 

Ao ser banidos, Adão e Eva nos arrastaram com eles. Eles nunca mais voltaram ao jardim, mas você pode.  

2- DE VOLTA

Recall (chamar de volta) ver texto Folha de Londrina (22/01/2011)

 

Se o ser humano com o pecado danificou seriamente a imagem e semelhança de Deus à qual foi criado, porque não fazer um recall de toda a humanidade? Para concertar o que está errado.

Se a sociedade está de cabeça para baixo, porque não chamar de volta todos os pecadores para serem colocados outra vez de cabeça para cima?

 

Deus chama de volta a criatura machucada, confusa, perdida, alienada, decepcionada e enferma para ser concertada, curada, e para começar tudo de novo. 

Jesus possibilita e providencia esse recall. Ele reabriu o caminho para Deus.

Mt 27.51. Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no santo dos santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.

 

O fabricante de todos os seres humanos está convocando as peças fabricadas, independente:

DA MARCA: europeu, asiático, americano.

DA COR: branco, pardo, negro.

DO ANO: idade, mês e ano de nascimento.

 

A matéria no jornal Celestial seria assim:

Devido a um grave defeito no componente principal e central do coração, ocorrido nas unidades originais chamadas Adão e Eva, resultando na reprodução dos mesmos em todas as unidades subseqüentes. Chamamos cada ser humano para um recall. 

O defeito foi tecnicamente denominado, pecado (Peça Enfraquecida Com Anomalias Detectadas no Original).

Cujo sintoma principal é a perda de julgamento moral. 

OUTROS SINTOMAS: 

Fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, festanças, inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, divisões, seitas, inveja, bebedeira. 


 O fabricante, que não é responsável ou culpado por este defeito, fornece reparo e serviço gratuito, para corrigir o problema pecado. 

 

O contato com o fabricante é a oração. 

 

Em seguida: Arrependimento, colocando Jesus no coração e adquirindo nova personalidade. 


 A nova personalidade tem as seguintes características: 

Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, brandura, autodomínio. 

Por fim consulte sempre o manual de instruções, a Bíblia Sagrada.

 

AVISO IMPORTANTE: 

Continuar a operar a vida humana sem correção, anula a garantia do fabricante, expondo a pessoa a perigos e problemas numerosos demais para uma listagem.

 

3- PORQUE VOLTAR AO JARDIM

1-O belo sempre nos encanta. Nossos olhos são atraídos pelo paisagismo dos belos jardins. É um lugar agradável para se estar. 

 

2-O jardim é protegido. Carros não entram, gente não pisa na grama, cercas protegem dos animais, herbicidas são usados contra ervas daninhas. No jardim você está protegido.

 

3-Deus gosta de jardim. Gênesis 1 à 3 - A Bíblia começa com um e termina com outro em Ap 21 e 22.

Jardim é símbolo de alegria, gozo, júbilo, vida e lugar de visitação divina.

 

4-O jardim é um lugar de variedade/ diversidade (toda árvore).

A vida não é igual todo dia, rotineira. Vivendo no jardim há sempre algo novo para descobrir.

Há pessoas que vivem no deserto. Só areia, areia e mais areia. Apenas a cor palha da areia. 

De volta ao jardim, seu mundo fica mais colorida, sua vida mais perfumada e mais alegre.

 

5-Éden é lugar de provisão para a vida e alimento.

Era ali que o Senhor provia tudo o que Adão e Eva precisavam. Os frutos, as sementes. Tudo servia de alimento. No jardim sua vida é regalada.

 

6-É lugar de relacionamento com Deus

Deus visitava Adão e Eva todos os dias na viração do dia. No meio de cores e flores, a presença de Deus era real. Quando nossa vida é um jardim deus fala conosco. Diferentemente do deserto, quando, aparentemente Deus se cala e nos sentimos só. 

 

7-É lugar de relacionamento conjugal/ familiar.

Foi ali que Deus fez o casamento de Adão e Eva. O sonho divino é que sua vida matrimonial seja um jardim. Era ali que a vida familiar era cultivada. Sua casa pode ser melhor.

 

8-No jardim, Adão não sentia solidão, pois havia Deus com quem conversar.

Tudo o que Deus criou entregou aos cuidados do homem. A obrigação de cuidar da criação era do homem (no jardim você é o homem de confiança de Deus)

Deus colocou o homem e a mulher no jardim. O jardim deveria ser seu lar. O lugar de comunhão entre eles e Deus. Deveria ser seu lugar de trabalho. Do jardim e a partir dele, o serviço real de Adão e Eva influenciaria toda a criação. O jardim precisa ser cultivado por eles. Um anjo não vem capinar seu jardim

 

Porque voltar ao jardim?

Porque Jardim é lugar de cultivar a santidade, o amor, a esperança, o casamento, a alegria, a vida!

 

O JARDIM FOI A PRIMEIRA IGREJA DA TERRA. SÓ TINHA DOIS MEMBROS E O PASTOR ERA DEUS.

 

Já imaginou Deus como seu pastor? Quando se vive no jardim, Ele é. 

Sl 23.1-2 Davi disse: o Senhor é meu pastor, nada me faltará. Deitar me faz em verdes pastos, guia-me mansamente à águas tranquilas. Verde pasto, água – um jardim.

 

CONCLUSÃO

Apocalipse 21 e 22 A história da humanidade, a sua história terminará num outro jardim, o jardim da Cidade Celeste. 

O jardim perdido será restaurado. Lá não entrará nenhuma maldição. Lá o pecado não penetrará suas portas. Lá as lágrimas serão enxugadas. Lá o sofrimento, a doença e a morte não entrarão. 

 

Nesse jardim, não haverá noite, pois o Cordeiro de Deus é a sua lâmpada. Nesse jardim, o rio da água da vida vai fluir do trono de Deus. Nesse jardim, os que foram expulsos por causa do pecado, e agora estão lavados pelo sangue do Cordeiro e vestidos de vestiduras brancas, entoarão um novo cântico àquele que está assentado no trono.

 

Nesse jardim reconquistado, teremos um novo corpo, cheio de glória, semelhante ao corpo de Cristo. Neste jardim, viveremos e reinaremos com Cristo pelos séculos dos séculos. 

 

Ninguém poderá nos separar uns dos outros nem nos afastar da presença daquele que nos deu vida abundante e eterna. Nesse jardim, as belezas mais esplêndidas da terra serão figuras opacas diante do seu exuberante esplendor.

 

Deus nos chama hoje, de volta para o jardim.