No princípio da criação, o Espírito pairava sobre as águas, Ele esta em movimento desde então. A primeira experiência de alguém cheio do Espírito foi Bezaleel, responsável pela construção do tabernáculo. Pouco depois, Moisés teve sua vez. Durante uma crise de cansaço e desânimo, desabafou diante de Deus, numa experiência longa e muito bem sentida.

"Eu sozinho não posso cuidar de todo este povo; isso é demais para mim!"

Números 11.14

Curioso que foi Moisés mesmo que confessou: "sozinho não posso cuidar de todo este povo". Ao admitir para si e para Deus, Moisés nos ensina uma valiosa lição. É melhor reconhecer logo a grandeza de nossas responsabilidades e o quão pequeno são nossos recursos próprios, do que tomar conhecimento desta realidade por meio de outros.

Em resposta ao "não aguento mais" de Moisés, Deus manda que ele junte setenta homens com o dom de liderança. Em seguida, Deus faria algo surpreendente, os revestiu com Seu Santo Espírito. Para terem total capacidade necessária, estes setenta líderes dependiam de um revestimento do alto para o desempenho de suas novas responsabilidades.

Mesmo tendo o dom de liderança é necessário o Espírito Santo. Você pode achar que tem tudo ou que sabe de tudo. Isso não te levará a lugar nenhum. Nosso sucesso depende exclusivamente da presença do Espírito de Deus, o resto vem acompanhando. Sem Deus, o tudo que temos é nada, agora com Deus, do nada surge tudo que podemos ter e ser! 

"(Otoniel) foi guiado pelo Espírito de Deus, o SENHOR, e se tornou o líder de Israel. Otoniel foi para a guerra, e o SENHOR fez com que ele vencesse o rei [...]"

Juízes 3.10 

Otoniel, guiado pelo Espírito, foi guia de sucesso em Israel. O mesmo Espírito dominou Gideão e ele, com 300 homens, derrotou seus inimigos. O mesmo aconteceu com Jefté.

Sansão era um rapazinho quando o Espírito iniciou suas ações nele e por três vezes o Espírito Divino tomou posse dele, o tornou extremamente forte.

 

O Santo Espírito é soberano. No Antigo Testamento, Ele se apoderava de quem deveria se apoderar, guiava quem ele deveria guiar e enchia de força quem ele deveria encher. No período dos reis, é Ele quem manda e desmanda na história monárquica de Israel. Ele se apossa de Saul; de Davi de tantos outros.

Obadias reconheceu que o Espírito pode levar qualquer um a qualquer lugar e a qualquer momento. Jó declarou: foi o Espírito de Deus que me fez e é o sopro do Todo Poderoso que me dá a vida. Davi era familiarizado com Ele: "O Espírito do SENHOR fala por mim".

"Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde

posso fugir da tua presença?"   Salmos 139.7

Nos evangelhos, João Batista era cheio do Espírito, mesmo antes de nascer, ainda no ventre de sua mãe. Uma senhora idosa, mulher de Zacarias, ficou cheia do poder do Espírito Santo quando duas crianças, João e Jesus, ainda na barriga das mães se encontraram em sua casa.

 

Desde o ventre ou ainda com idade avançada sempre é tempo de ser cheio do Espírito dos Céus. Nunca é cedo demais e nunca é tarde demais. Seu dia pode ser hoje!

Graça e paz.